Quase 200 crianças e adolescentes são agredidos por dia no Brasil. Os adolescentes de 15 a 19 anos foram as principais vítimas.
Os números foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Pediatria, baseados em casos notificados por unidades de saúde. No ano passado, nosso país registrou uma média de 196 casos de violência física contra crianças e adolescentes de até 19 anos. O mais impactante é que o levantamento apontou que cerca de 80% das agressões contra jovens de até 14 anos aconteceram dentro de suas próprias casas.
Em 2023, o Brasil registrou mais de 3 mil notificações envolvendo bebês menores de 1 ano, enquanto 8.370 notificações estavam ligadas a crianças entre 5 e 9 anos. Os adolescentes de 15 a 19 anos foram as principais vítimas de agressões, com 35.851 ocorrências durante o ano passado. Por mais assustador que seja esse cenário, especialistas afirmam que a subnotificação ainda é um grande desafio.
Segundo a SBP, muitas agressões contra crianças e adolescentes não chegam ao conhecimento das autoridades. A entidade destaca que qualquer caso de suspeita de violência deve ser reportado ao Conselho Tutelar local, delegacias de polícia, unidades de saúde ou Ministério Público.
Reportagem: Priscyla Ávila