Um fato que chamou atenção no pleito deste ano foi o alto percentual de abstenção. Quase 30% dos eleitores não compareceram para votar no segundo turno.
As eleições deste ano tiveram o segundo maior número de ausências da história, ficando atrás apenas de 2020, no auge da pandemia, quando 23,2% dos eleitores não foram votar no primeiro turno e 29,5% no segundo turno.
Em 2024, na primeira etapa, a abstenção ficou em 21,68% e subiu para 29,26% na votação de ontem. Ainda na noite de domingo, a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou que a Justiça Eleitoral vai realizar uma pesquisa com os tribunais regionais eleitorais para identificar as causas das abstenções e buscar reduzir o não comparecimento nas próximas eleições, em 2026.
Segundo ela, cada local tem suas particularidades e dificuldades específicas que podem impedir os eleitores de votar, como problemas climáticos, por exemplo.
Quem não compareceu à votação de ontem pode justificar a ausência até o dia 7 de janeiro de 2025, pelo aplicativo e-Título, pelo portal do TSE ou presencialmente em cartórios eleitorais ou centrais estaduais de atendimento ao eleitor.
Reportagem: Priscyla Ávila