Você, idoso, sabia que manter a saúde dos seus ossos pode ser fácil? Praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação rica em cálcio e vitaminas e aproveitar a luz solar são hábitos simples que ajudam a prevenir fraturas. Cuide da sua saúde óssea e viva com mais qualidade e vitalidade.

A saúde óssea é essencial para a qualidade de vida. Segundo Fábio Lopes de Camargo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia de Goiás, a osteopenia é o primeiro sinal de perda óssea e, se não tratada, pode evoluir para osteoporose, aumentando o risco de fraturas. Mulheres pós-menopausa e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e reumatismo, são os principais grupos de risco.

De acordo com o médico, a osteoporose é diagnosticada pela densitometria óssea, e o tratamento inclui controle de fatores de risco e suplementação de cálcio e vitamina D. Em casos graves, com fraturas por quedas simples, podem ser indicados medicamentos para fortalecer os ossos.

Para a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a falta de tratamento adequado aumenta o risco de fraturas por fragilidade, com uma taxa de mortalidade de 25% no primeiro ano e 75% dos pacientes enfrentando limitações em suas atividades diárias. A hereditariedade também é um fator relevante; indivíduos com histórico familiar de osteoporose ou fraturas devem consultar um médico para avaliação preventiva.

Reportagem: Ediana Pimenta