A caminhada é considerada o exercício físico mais democrático e acessível. Cerca de uma hora dessa prática diariamente pode contribuir para a saúde e o emagrecimento.

A caminhada é um exercício de baixo impacto, considerado acessível à maioria das pessoas e auxilia no combate ao sedentarismo e no emagrecimento. Essa atividade é ideal para pessoas com problemas articulares, idosos ou iniciantes em programas de exercícios. Além de diminuir o risco de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, a caminhada está relacionada à perda de peso.

Segundo especialistas, caminhar entre 45 e 60 minutos diariamente pode fazer com que a pessoa emagreça, já que eleva o gasto calórico em 300 ou 400 calorias. Mantendo esse ritmo, é possível emagrecer até meio quilo por semana. É importante ressaltar que a caminhada promove gasto calórico, mas o que determinará o emagrecimento é a relação entre o volume e a intensidade da caminhada, combinada ao plano alimentar.

A caminhada vale como um exercício de cardio, especialmente quando é feita com intensidades moderada ou alta. Além disso, se repetida com constância, colabora para o funcionamento do sistema cardiovascular, ajuda no controle da pressão arterial e melhora o humor.

Reportagem: Priscyla Ávila