O e-commerce brasileiro superou a marca de R$ 205 bilhões em vendas no ano passado. De acordo com estudo da Fecomércio de São Paulo, entre 2016 e 2023, o varejo online cresceu 286%.

Segundo um estudo recente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o e-commerce brasileiro apresentou grande crescimento. De 2016 até o ano passado, o comércio eletrônico no Brasil registrou um aumento de 286%. De acordo com a Federação, no ano passado, as vendas online superaram os R$ 205 bilhões. Em 2016, o valor foi de R$ 53 bilhões.

Especialistas asseguram que a pandemia de COVID-19 teve papel fundamental para esse crescimento, pois o isolamento elevou as compras pela internet. Apesar do cenário de alta, a FecomercioSP apontou que o comércio eletrônico no país poderia ter crescido ainda mais, se não fossem fatores adversos, como a alta taxa de juros, inflação e inadimplência, que impactam diretamente o poder de compra.

No entanto, a sutil melhora no cenário econômico registrada a partir do ano passado pode impulsionar ainda mais o e-commerce. As perspectivas para este ano são positivas, com projeções de alta sucessiva nas vendas online.

Reportagem: Priscyla Ávila