Os governos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul realizaram uma manobra militar conjunta em resposta a um míssil lançado pela Coreia do Norte.
O lançamento, com um alcance recorde de altitude, gerou alerta nas autoridades sul-coreanas e norte-americanas, aliados estratégicos na região. O governo norte-coreano, que testou um míssil balístico intercontinental nesta quinta-feira, considera esse artefato sua arma estratégica mais poderosa.
Além disso, líderes internacionais denunciam que tropas da Coreia do Norte estão sendo enviadas à Rússia para reforçar o exército do presidente Vladimir Putin na guerra contra a Ucrânia. Como resposta, Estados Unidos e Coreia do Sul realizaram manobras militares com caças F-16 e KF-16 nas proximidades da Coreia do Norte. Em pronunciamento, o presidente norte-americano Joe Biden classificou as ações da Rússia e da Coreia do Norte como perigosas, afirmando que pelo menos 10 mil tropas norte-coreanas foram enviadas à Rússia, indicando uma escalada considerável e ilegal na aliança entre os dois países.
Reportagem: Segismar Júnior