Um levantamento realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação traçou o perfil dos jovens internautas no Brasil.

Em uma sociedade cada vez mais conectada, dispositivos eletrônicos fazem parte da rotina da maioria das pessoas, e os jovens estão imersos nesse universo virtual. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, a maioria dos jovens entre 9 e 17 anos possui celular e utiliza redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, com frequência: 93% dessa faixa etária navegam na internet, o que representa 24,5 milhões de crianças e adolescentes.

O estudo também revelou que 70% dos jovens usam aplicativos de mensagem, enquanto plataformas como YouTube, Instagram e TikTok têm uso contínuo. Ainda, 17% relataram desconforto ao ficarem offline, e 15% já deixaram de comer ou dormir para permanecer conectados.

Para monitorar o acesso, 61% dos pais e responsáveis acompanham de perto o uso da internet pelos filhos, e 3 em cada 10 utilizam aplicativos com filtros para impedir acesso a conteúdos impróprios. Diante desse cenário, o Ministério da Educação planeja lançar um projeto para limitar o uso de dispositivos eletrônicos em ambientes escolares.

Reportagem: Segismar Júnior