Após ser recentemente liberado para trabalhar em Brasília, os médicos agora autorizaram o presidente Lula a realizar pequenas viagens. O presidente realizou novos exames e continua sendo monitorado pela equipe médica após a queda no banheiro do Palácio da Alvorada.
Na última semana, Lula reuniu-se com governadores no Palácio do Planalto para discutir uma proposta de segurança pública e, aos poucos, retoma seus compromissos oficiais. Inicialmente, os médicos haviam permitido a retomada da agenda de atividades em Brasília, mas com restrições. Agora, com a melhora, Lula foi liberado para viagens curtas. Ele deverá ir ao Rio de Janeiro entre os dias 19 e 20 de novembro para a Cúpula de Líderes do G20.
Ainda assim, os médicos não autorizaram viagens mais longas, levando sua assessoria a cancelar a participação em eventos internacionais importantes em novembro, como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 10 a 12 de novembro, no Azerbaijão, e o Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, que ocorrerá em meados do mês no Peru.
Atualmente, Lula não possui compromissos marcados para esta semana, mas segue despachando do Planalto e mantendo outros compromissos administrativos.
Reportagem: Segismar Júnior