Metade dos jovens de 14 a 29 anos enfrenta dificuldades financeiras, conforme aponta a pesquisa “O Futuro da Relação do Brasileiro com o Dinheiro e as Finanças”, realizada pela Croma Consultoria. Esses jovens, conhecidos como Geração Z, nasceram entre 1995 e 2010 e são o grupo que mais relata problemas financeiros. O levantamento, feito no primeiro trimestre deste ano, indica que 47% desses jovens avaliam sua situação financeira como “ruim ou muito ruim”, enquanto 36% a classificam como “regular”. Apenas 16% relatam estar em um momento “bom ou muito bom” em termos financeiros.
Essa dificuldade reflete na entrada no mercado de trabalho. De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego da Geração Z no primeiro trimestre de 2024 foi de 16,8%, enquanto a taxa nacional no período foi de 7,9%. Além disso, o estudo aponta que esses jovens geralmente enfrentam salários iniciais mais baixos e alta taxa de desemprego.
A Geração Z cresceu cercada pela tecnologia digital, influenciando significativamente sua forma de expressão, interação e consumo de informações.
Reportagem: Priscyla Ávila