De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024, publicado hoje, apenas 3,7% dos alunos do ensino médio público alcançaram um bom aprendizado em matemática.

Essa é a menor taxa desde 2017. O anuário revela que apenas 3,7% dos estudantes do último ano do ensino médio da rede pública demonstraram aprendizagem adequada em matemática em 2021. Quando se considera o desempenho conjunto em matemática e língua portuguesa, o percentual cai ainda mais, para 3,2%. Já em língua portuguesa isoladamente, o estudo do Todos pela Educação indica que o desempenho é melhor, com 28,6% dos alunos atingindo o nível adequado.

O levantamento apontou também que houve queda na aprendizagem em todos os níveis de ensino, com apenas 15,3% dos alunos do 9º ano da rede pública demonstrando aprendizado adequado em matemática. Esta é a 11ª edição do anuário e a primeira realizada após a pandemia, destacando os impactos gerados pela COVID-19 na educação brasileira.

Reportagem: Priscyla Ávila