Um estudo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), publicado no periódico científico The Journal of Nutrition, revelou que a castanha-do-Pará, também conhecida internacionalmente como castanha-do-Brasil, possui propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar na prevenção da obesidade.
A pesquisa foi conduzida com 56 mulheres com sobrepeso ou obesidade, que receberam tratamento para perda de peso. Parte do grupo incluiu a castanha-do-Pará na dieta diária, enquanto a outra não consumiu o alimento. Os resultados mostraram que aquelas que consumiram a oleaginosa apresentaram menores concentrações de marcadores inflamatórios.
Especialistas atribuem os benefícios ao alto teor de selênio presente na castanha, um mineral com potente ação antioxidante. Além disso, a pesquisa indica que a castanha também contribui para a saúde intestinal, ajudando a barrar a passagem de substâncias nocivas para a circulação.
A castanha-do-Pará é, ainda, uma excelente fonte de energia e pode ser útil no aporte calórico de pacientes com dificuldades alimentares.
Reportagem: Priscyla Ávila