Um relatório da União Internacional para Conservação da Natureza revelou que quase metade das espécies de corais construtores de recifes tropicais está em perigo de extinção. Segundo a Lista Vermelha atualizada, divulgada durante a COP29, no Azerbaijão, o aumento das temperaturas causado por atividades humanas tem levado a episódios de branqueamento massivo, comprometendo ecossistemas essenciais para a vida marinha e para comunidades que dependem dos recifes.

Das 892 espécies que vivem em águas quentes e rasas dos trópicos, muitas estão ameaçadas, marcando um aumento significativo em relação à última avaliação, feita em 2008, quando um terço das espécies estava em risco. A região do Indo-Pacífico, que abriga a Grande Barreira de Corais, é a mais afetada. Este ano, a barreira sofreu um dos piores episódios de branqueamento de sua história.

A organização também alerta que ainda faltam avaliações completas sobre os corais que habitam águas frias e profundas, dificultando a proteção dessas espécies menos estudadas.

Reportagem: marcos Nazone