O alto nível de poluição em Nova Délhi, capital da Índia, está causando sérios impactos na saúde da população. Entre as medidas emergenciais, as aulas presenciais foram suspensas em muitas escolas, visando proteger crianças da exposição ao ar tóxico.

A capital amanheceu sob uma neblina densa e tóxica nesta segunda-feira, fenômeno que persistiu até terça. Esse aumento da poluição, comum nesta época do ano, é atribuído à fumaça de fábricas, queimadas agrícolas e emissões veiculares. Em resposta, o governo local também restringiu o tráfego de veículos pesados e de automóveis que emitem altos níveis de poluentes.

O índice de partículas PM2.5 — altamente perigosas por conterem substâncias cancerígenas que podem afetar pulmões e a corrente sanguínea — alcançou 907, mais de 60 vezes o limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para mitigar os riscos, as autoridades orientaram crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios a evitarem sair de casa. Nova Délhi, com seus 30 milhões de habitantes, enfrenta uma das piores crises de qualidade do ar do mundo.

Reportagem: Segismar Júnior