Uma pesquisa do Instituto ClimaInfo mostrou que 91% dos brasileiros acreditam que os impactos sobre a economia brasileira serão devastadores se os eventos climáticos piorarem.
Segundo um recente levantamento elaborado pelo Instituto ClimaInfo, cidadãos de todo o Brasil estão com uma preocupação em alta em relação aos impactos econômicos das mudanças climáticas no país. A pesquisa, chamada de “Eliminação Progressiva dos Combustíveis Fósseis no Brasil”, ouviu cerca de duas mil pessoas, e quase 91% afirmaram acreditar que eventos climáticos extremos podem causar danos importantes para a economia.
As recentes chuvas intensas e ventos fortes em São Paulo, por exemplo, que resultaram em mortes, quedas de energia e enchentes, reforçam essa sensação entre a população.
O levantamento apontou também que 79% dos entrevistados querem que o Brasil lidere a transição energética no mundo. Outros 64% acreditam que o país deveria focar os esforços de desenvolvimento econômico na direção de eliminar a produção e o consumo de combustíveis fósseis. Cerca de 73% afirmaram que acreditam que parar a mudança do clima deveria ser prioridade governamental. E 97% das pessoas ouvidas apoiam o fim do desmatamento até 2030.
Reportagem: Priscyla Ávila