O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou pela primeira vez um empréstimo em moeda chinesa. O acordo, firmado com o Banco de Desenvolvimento da China, é de CN¥ 5 bilhões (renminbi), o equivalente a R$ 4 bilhões.
O acordo foi fechado durante a visita de Estado do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil. No total, os dois países assinaram 37 atos de cooperação. A linha de crédito, com duração de três anos, será usada para apoiar investimentos do banco de fomento estatal em diversos setores da economia brasileira.
Segundo Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, a parceria também cumpre o papel de ampliar a cooperação em moeda local entre os países. Além disso, o acordo busca promover o comércio bilateral entre China e Brasil, considerando que o gigante asiático é o maior comprador de produtos brasileiros.
Outro aspecto relevante do acordo é o afastamento do dólar em transações financeiras. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem defendido que os países do BRICS desenvolvam alternativas ao dólar para reduzir a dependência das reservas da moeda norte-americana em suas transações econômicas.
Reportagem: Priscyla Ávila