A tensão segue forte na guerra entre Rússia e Ucrânia. O governo ucraniano afirma que foi atacado por um míssil intercontinental enviado pelos russos.
A invasão russa ao país vizinho, Ucrânia, parecia que seria apenas uma ameaça, mas se converteu em uma guerra que parece estar longe de acabar. Após todo esse tempo de bombardeios e ameaças, recentemente a Ucrânia recebeu autorização dos Estados Unidos para utilizar mísseis de longo alcance. O governo russo reagiu rápido e afirmou que estaria pronto para o uso de armas nucleares.
Dentro desse contexto, a Ucrânia acusa a Rússia de lançar um míssil balístico intercontinental que teria sido disparado do sul da Rússia em direção à região central da Ucrânia. Segundo as forças armadas comandadas por Volodymyr Zelensky, o armamento tem capacidade nuclear de longo alcance e pode alcançar milhares de quilômetros. Esse tipo de míssil geralmente é utilizado para lançar ogivas nucleares, o que torna o artefato ainda mais perigoso.
Segundo o governo ucraniano, o ataque atingiu empresas e a infraestrutura da cidade de Dnipro. Duas pessoas ficaram feridas após o ataque. O governo russo não se pronunciou sobre o fato.
A invasão do exército de Vladimir Putin contra a Ucrânia teve início em fevereiro de 2022. Trata-se de uma guerra sem precedentes e que não tem previsão de término. O grande temor dos chefes das maiores economias do mundo é que essa guerra alcance desdobramentos ainda mais perigosos.
Reportagem: Segismar Júnior