A Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira, 29 de novembro, promete movimentar o comércio brasileiro. Uma pesquisa aponta que 43% dos consumidores planejam gastar entre R$ 1 mil e R$ 4 mil nas promoções anunciadas.

Tradicional nos Estados Unidos, a Black Friday tem ganhado força no Brasil nos últimos anos, coincidindo com o pagamento do 13º salário, o que pode impulsionar ainda mais as vendas.

Gastos previstos pelos consumidores:

  • 43,94%: entre R$ 1 mil e R$ 4 mil
  • 27,05%: entre R$ 100 e R$ 500

Formas de pagamento preferidas:

  • 60,35%: cartão de crédito (parcelado)
  • 20,16%: Pix

As compras online dominam as intenções, com 75,14% dos consumidores optando por sites, e-commerces, marketplaces e apps, superando com folga as lojas físicas.

Categorias mais procuradas:

  • Eletrônicos: 51,36%
  • Moda e vestuário: 37,87%
  • Eletrodomésticos: 35,56%
  • Casa e decoração: 28,07%

Diferente de 2023, quando houve maior equilíbrio entre compras em lojas físicas e online, em 2024 o comércio eletrônico se destaca como a principal escolha dos consumidores.

Reportagem: Marcos Nazone