Se a eleição presidencial fosse hoje, Bolsonaro teria 37,6% das intenções de voto e Lula 33,6%. Os dados são da Paraná Pesquisas e foram divulgados hoje.

Se a eleição para presidente da República fosse hoje, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que atualmente está inelegível, teria 37,6% dos votos contra 33,6% do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações constam no levantamento do Paraná Pesquisas feito de 21 a 25 de novembro de 2024.

Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois nomes estão em empate técnico. Os dados do estudo foram coletados após a divulgação de uma investigação da Polícia Federal que aponta Jair Bolsonaro como um dos mentores de um suposto golpe de Estado no final de 2022.

Na estimativa de 1º turno, onde Bolsonaro está em primeiro e Lula em segundo lugar, aparecem ainda Ciro Gomes (PDT) com 7,9%; Simone Tebet (MDB) com 7,7%; e Ronaldo Caiado (União Brasil) com 3,7%.

Em um cenário entre Lula e Michelle Bolsonaro, ele teria 34,2% e ela 27,5% dos votos. A pesquisa foi feita nas 27 unidades da federação brasileiras com 2.014 eleitores com 16 anos ou mais.

Reportagem: Priscyla Ávila