O estado de São Paulo deve receber mais de 3 milhões de turistas no fim de ano. O litoral é a região mais procurada, com destaque para a cidade de Santos.

Somente o litoral paulista deve receber cerca de 1 milhão de pessoas para a tradicional queima de fogos na virada do ano. Destes, 60% serão turistas, o que deve movimentar muito a economia local.

Outro ponto de destaque é o litoral norte, como Ilhabela, que se prepara para uma intensa movimentação turística. A expectativa é de receber mais de 58 mil pessoas, incluindo visitantes que chegam em navios de cruzeiro.

Até o momento, a ocupação hoteleira no litoral paulista já ultrapassa 90%, mas ainda pode aumentar com a chegada de turistas indecisos que decidem de última hora. A expectativa é de que o turismo durante as festas de fim de ano gere um faturamento superior a R$ 4 bilhões para o estado.

Segundo a Secretaria de Turismo de São Paulo, o estado conta com 200 municípios turísticos, abrangendo destinos no interior e também nas serras. Esses locais atraem pessoas que buscam diversas opções de lazer e cultura.

Reportagem: Marcos Nazone