O excesso de trabalho em ambientes corporativos pouco preocupados com a saúde dos funcionários tem feito crescer o número de afastamentos por doenças mentais no país inteiro.
Os afastamentos do trabalho por adoecimentos mentais cresceram 38% entre 2022 e 2023. No ano passado, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) concedeu quase 300 mil benefícios de incapacidades por questões psicológicas e agora quer chamar a atenção das empresas para a saúde mental dos empregados.
De acordo com uma pesquisa realizada por uma empresa especializada em administração de benefícios para trabalhadores, os principais gatilhos para problemas de saúde mental, entre eles o burnout no trabalho, são o excesso de demanda de trabalho, os conflitos com as lideranças e a falta de autonomia.
Dicas para manter a saúde mental no trabalho:
Pausas
Faça pequenas pausas de cinco minutos. Elas podem ajudar a manter os pensamentos em ordem quando você se sentir exausto.
Organização
Mantenha o seu local de trabalho organizado, incluindo mesas e arquivos no computador.
Nada de fofoca
Cuidado com as fofocas e críticas aos colegas.
Humor
Procure manter o bom humor e não se estressar com pequenas coisas. Tente deixar a sua mente e o ambiente em que você está mais leve e prazeroso.
Respeitar horários de descanso
Respeite seu horário de descanso. O período de desconexão com o trabalho e com as responsabilidades é essencial para a saúde mental.
Reportagem: Giulliana di Francescantonio