Termina amanhã o prazo para o consumidor aderir à campanha de negociação de dívidas com bancos.

O consumidor tem até este sábado para negociar suas dívidas bancárias em atraso pelo mutirão de negociação e orientação financeira. Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia, nem dívidas prescritas.

Os bancos participantes oferecem parcelamento, descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento. A ação é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor e Procons de todo o país, envolvendo mais de 160 instituições financeiras, além de entidades parceiras.

A iniciativa tem o objetivo de combater a inadimplência e prevenir o superendividamento.

As negociações podem ser feitas pelo canal remoto dos bancos e pela plataforma consumidor.gov.br, porém é necessário que o consumidor tenha conta prata ou ouro.

As informações completas sobre o mutirão 2024, assim como a lista das entidades participantes, podem ser consultadas na página “Meu Bolso em Dia”, da Febraban.

Reportagem: Giulliana di Francescantonio