Mais de 200 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências vão receber o dinheiro do fisco. O lote será pago hoje pela Receita Federal e é referente às restituições da malha fina de novembro.
São 221.597 contribuintes que receberão R$ 558,8 milhões. Desse total, R$ 306,9 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso, como, por exemplo, os gaúchos que foram incluídos na lista após as enchentes no Rio Grande do Sul neste ano.
Está disponível desde o dia 22 a consulta na página da Receita Federal para saber quem foi contemplado no lote residual. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, consultar a restituição. Também existe a opção por meio do aplicativo para tablets e smartphones.
O pagamento será feito na conta ou na chave PIX do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, é necessário entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se houver pendência, pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Reportagem: Marcos Nazone