As inscrições para o ProUni já podem ser feitas. Os estudantes que fizeram o Enem 2024 podem concorrer a bolsas integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas.
A previsão do Ministério da Educação é oferecer 334 mil bolsas no primeiro semestre. As inscrições para o processo seletivo estão abertas desde a manhã de hoje e devem ser feitas no portal do ProUni. Os interessados em concorrer a uma bolsa têm até as 23h59 do dia 28 de janeiro, no horário de Brasília, para se inscrever. É preciso ter uma conta no portal de serviços digitais do Governo Federal, o Gov.br, e realizar o login com CPF e senha.
Os estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2024 podem concorrer a bolsas integrais e parciais em cursos de graduação de unidades de ensino particulares. Para participar do Programa Universidade para Todos, é preciso ter feito pelo menos uma edição do Enem nos últimos dois anos, ter média superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.
O candidato que deseja concorrer à bolsa de 100% precisa ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. Além disso, os estudantes também precisam atender a critérios sobre o ensino médio, como ter estudado em escola pública ou em instituição privada na condição de bolsista.
O resultado da primeira chamada dos candidatos pré-selecionados será divulgado em 4 de fevereiro, no site do ProUni.
Reportagem: Priscyla Ávila