Você sabe o que é reduflação? Esse nome é dado a um processo em que o produto diminui de tamanho ou quantidade, mas o preço permanece igual. Mas será que é possível fugir da reduflação?

De uns tempos para cá, consumidores têm relatado uma frustação em comum: produtos que antes rendiam durante o mês todo estão acabando antes do previsto. E isso não significa que o consumidor está consumindo mais e o produto que está diminuindo de tamanho e quantidade, mas o preço permanece igual. O fenômeno se tornou tão usual que ganhou até apelido: Reduflação. Soma de redução com inflação.

Um dos campeões da reduflação tem sido as cartelas de ovos. Antes era comum encontrar uma cartela com 30 unidades e hoje os supermercados oferecem opções de 20, 12, 10 ou 6 unidades. Os preços, esses nunca caem, só aumentam.

Outro item que sofreu da reduflação é a barra de chocolate. A barra traficional do produto que possuía 165g era vendida em media 5 a 7 reais. Hoje o mesmo produto, só que em tamanho menor, sendo apenas 90g, é comercializado pelo mesmo preço. A revolta do consumidor é grande, mas a prática é permitida por lei.

Sabão em pó, por exemplo, a quantidade que era vendida antes por meio quilo, agora contem 400 gramas. O que era comercializado de 1 kg, agora se encontra por 800g.

A realidade é que quase todos os produtos que são embalados sofreram uma reduflação desde o início da pandemia, isso se deve ao poder aquisitivo da sociedade que diminui com a aumento da inflação. Segundo o índice de preços ao consumidor amplo, o IPCA, indicador que mede a inflação oficial do país, os últimos 12 meses, acumulam alta de 11, 73%. Dado muito acima do teto da meta de 2022, de 5%.

É importante que o consumidor fique atento para as informações que essas embalagens devem conter. Como rege a lei, o aviso de que o produto foi reduzido deve estar na embalagem ao longo dos seis meses seguintes ao momento da alteração, em cor de destaque e em tamanho legível. Muitos consumidores já sentiram essa mudança na embalagem na hora de fazer as compras.

Repórter: Rackel Vieira
Imagens: Tony Junior
Produção: Eunice Fleury