O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, deu início ao treinamento de 180 mil recenseadores para coleta do censo em Goiás que ocorrerá daqui duas semanas. A capacitação ocorre até esta sexta-feira.

Mais de 6.500 recenseadores, iniciaram o curso de capacitação para o censo 2022 em Goiás nesta segunda-feira. Durante cinco dias, os aprovados para o cargo de recenseador participam de um curso de capacitação específica, totalmente presencial, que abrange tópicos sobre o IBGE e o censo, características dos questionários, ética e integridade e conduta do recenseador.

O treinamento ocorre em 422 turmas distribuídas por 160 municípios. Os treineiros receberam, além dos manuais e mapas impressos, produtos nos formatos digitais: manuais, slides, protocolos, dentre outros recursos instrucionais.

O período de aprendizado terá carga horária de oito horas e segue até esta sexta-feira. A exceção fica para os recenseadores que coletarão dados dos povos e comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, que terão mais um dia de capacitação.

Reportagem: Rackel Vieira