A Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia está intensificando ações de monitorando da saúde dos macacos, que vivem nos parques da capital. Além de prevenir doenças que podem acometer esses animais, o objetivo também é proteger os primatas de possíveis atitudes violentas de algumas pessoas.

Eles são inteligentes, ariscos, e engraçados. Seja no solo ou nas alturas eles não perdem a oportunidade de se divertir.

A relação do homem com os primatas sempre foi amistosa, mas a disseminação da doença que leva o nome deles, a varíola dos macacos, deixou dúvidas relacionando esses animais com a disseminação do vírus. A doença que também é conhecida por monkeypox, não é transmitida pelos macacos.

Visando evitar qualquer mal entendido por parte da população neste sentido e com o intuito de manter a saúde desses animais, a Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia está realizando um monitoramento dos primatas que vivem na capital, com o apoio de biólogos, veterinários e outros servidores da pasta.

Para isso, os parques contam com supervisores.

Segundo a Amma, não há nenhum problema relacionado a surto de qualquer doença envolvendo macacos em Goiânia.

Repórter: Segismar Júnior
Imagens: Flávio Bonfim
Produção: Eunice Fleury