O órgão constatou que os irmãos viviam em meio ao lixo em uma casa com estrutura comprometida.

Os quatro idosos, todos com idade acima de 80 anos, são irmãos e viviam em uma fazenda no município de Orizona, em condições insalubres, numa casa com estrutura comprometida, em meio a muito lixo e sujeira. Ao tomar conhecimento dessa situação, o Ministério Público de Goiás, propôs uma ação para resgatá-los.

O Ministério Público de Goiás tomou conhecimento da situação por meio do serviço de assistência social da Comarca. Diante das precárias condições da habitação e falta de higiene do local, um promotor de justiça propôs uma ação de interdição com pedido liminar de curatela provisória. O objetivo da ação do Ministério Publico é de garantir a defesa dos direitos da pessoa idosa. Quando os agentes chegaram no local, foi constatada a incapacidade dos irmãos de cuidarem de si mesmos, inclusive nas questões relacionadas à saúde. Como os idosos não possuem descendentes diretos, uma reunião foi solicitada pelo promotor com parentes dos quatro. Uma sobrinha foi definida como curadora ficando responsável por ajudar na busca de uma solução que garantisse os direitos básicos à dignidade do grupo, mas sem impactar de forma drástica a rotina dos irmãos. O caminho encontrado depois de muitas reuniões foi levar os idosos para a cidade, onde já possuíam residência própria.

A residência foi reformada e o mobiliário da fazenda usado no local. Nos registros fotográficos feitos pela promotoria de Orizona é possível ver que atualmente os idosos estão bem cuidados, vivendo em ambiente limpo, bem equipado e com assistência constante. Até uma horta foi plantada no quintal, ficando sob os cuidados dos quatro.

Reportagem: Rackel Vieira