Segundo o último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, metade dos brasileiros estão acima do peso e 20% dos adultos já são considerados obesos.

A obesidade está aumentando em níveis alarmantes no mundo todo, inclusive no Brasil. Segundo o último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, metade dos brasileiros estão acima do peso e 20% dos adultos já são considerados obesos.

Mas como a obesidade é classificada?

De acordo com especialistas, essa é uma doença metabólica, que é definida por um índice de massa corporal em que há um acumulo de gordura no organismo.

Muito além de uma questão de estética, a preocupação com a obesidade é importante pois essa condição apresenta fatores de risco para o desenvolvimento de doenças.

O que poucos sabem, é que o nível de risco à obesidade também pode ser identificado pela genética de cada pessoa. Segundo um artigo publicado no portal Nature, estima-se que 40 a 70% da variação do peso seja explicada por fatores genéticos. Mas aspectos como alimentação desbalanceada, sedentarismo, uma baixa qualidade de vida e até mesmo outras doenças também contribuem diretamente para um quadro de obesidade.

Com isso, a conscientização e o encorajamento para uma reeducação alimentar e uma melhor qualidade de vida deve ser oferecido a todas as pessoas, independentemente de estas serem ou não predispostas à doença.

Reportagem: Rackel Vieira