O Estado de Goiás foi alvo de uma operação da Polícia Federal no combate de fraudes bancárias eletrônicas. O montante das fraudes investigadas em 13 estados, ultrapassa 18 milhões de reais.

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, a Operação Não Seja Um Laranja, para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias do país.

O montante de fraudes bancárias eletrônicas investigadas totaliza 18,2 milhões de reais. Estão sendo cumpridos 43 mandados de busca e apreensão em 13 estados, incluindo Goiás e Distrito Federal.

Nos últimos anos, a Polícia Federal detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas, no jargão policial, como “laranjas”.

Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.

Reportagem: Rackel Vieira