Duas mulheres foram presas suspeitas de praticarem o chamado golpe do cartão quebrado. De acordo com a polícia, as vítimas seriam sempre pessoas idosas. Os prejuízos a elas chegam a duzentos mil reais.

A dupla foi presa ontem por equipes da polícia civil de Aparecida de Goiânia. Com elas, a corporação encontrou dezenas de máquinas de cartão de crédito, 37 cartões de crédito e débito pertencentes a vítimas de Aparecida, Valparaíso, Goiânia e até de outros estados. As mulheres confessaram o crime, contaram a polícia que há membros da organização criminosa espalhados pelo país e detalharam o modus operandi da prática delituosa.

O golpe é popularmente conhecido como golpe do cartão quebrado. Os golpistas entram em contato com as vítimas, geralmente idosas, e se passam por funcionários de bancos. Os criminosos informam a vítima sobre um suposto clone do cartão ou uma compra suspeita e oferecem o cancelamento. Eles ludibriam a vítima convencendo-a a passar as senhas e os próprios cartões, que são quebrados como forma de enganar a vítima, que pensa que ele foi destruído. O criminoso acaba ficando com o cartão e o utiliza para realizar saques e compras nas máquinas pertencentes à organização.

Informações da polícia apontam que os grupo criminoso chegava a fazer empréstimos de até 30 mil reais com os cartões das vítimas. Até o momento, a polícia calcula um prejuízo de cerca de 200 mil reais às vítimas. As investigações irão prosseguir.

Reportagem: Priscyla Ávila