Os casos de Varíola dos Macacos têm aumentado todos os dias em Goiás. Apesar de todos os pacientes registrados até o momento no estado serem homens com idade entre 23 e 43 anos, especialistas recomendam que todos redobrem os cuidados, especialmente as gestantes e lactantes.

Com o aumento do número de casos de Monkepox, também conhecida como Varíola dos Macacos, diversas dúvidas começam a surgir sobre a doença.

Uma das mais comuns é sobre como ela age nas mulheres grávidas, lactantes e com bebês recém nascidos.

Uma nota técnica com informações de prevenção para este grupo foi recentemente publicada pelo ministério da saúde, indicando cuidados e até mesmo protocolos de atendimento em caso de diagnóstico positivo.

Apesar das recomendações, os especialistas ainda não conseguem bater o martelo sobre os impactos da Varíola dos Macacos nas gestantes e lactantes, uma vez que há poucos registros de infecções nesta parcela da sociedade. O que se sabe até agora, é que elas podem apresentar riscos de sintomas mais graves. No entanto, vale lembrar-se daquele ditado: melhor prevenir do que remediar.

Os principais sintomas da varíola dos macacos são:

– Febre alta;
– Dor de cabeça;
– Dor de garganta;
– Dor nos gânglios do pescoço, axilas e virilhas.

Com o passar dos dias, os pacientes também apresentam lesões na pele, principalmente na cabeça, nariz, testa, mão, pé e genitais.

Em todos os casos, a orientação é que um médico seja procurado ao surgimento de qualquer sintoma.

Reportagem: Andreia Nikely