Você certamente já deve ter escutado o ditado “gentileza gera gentileza”, não é mesmo? A frase é uma máxima em diversos momentos da vida, e hoje, dia treze de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Gentileza.
Buscar relações gentis e um cuidado maior entre as pessoas é o objetivo da data. Ao tomar atitudes simples como elogiar, motivar e tratar bem as pessoas, é possível mudar o dia de alguém, e com certeza a resposta será verdadeiramente recíproca. A data comemorativa surgiu em Tóquio no ano de 1996; no entanto, somente em 2000, o movimento foi criado oficialmente com o intuito de inspirar as pessoas a serem mais gentis e tornar o mundo mais colaborativo e melhor.
O ato de ser gentil é algo que fazemos todos os dias por meio de atitudes simples, e é comprovado cientificamente que faz bem para a saúde. Segundo o médico Ricardo Monezi, professor de Psicobiologia na Universidade Federal de São Paulo (USP), a gentileza é um fator cardioprotetor e ajuda a aliviar doenças como estresse, depressão e ansiedade. Portanto, para um amanhã melhor, faça alguém sorrir, ofereça uma carona, use a palavra “por favor”, diga “obrigado”, elogie uma roupa e lembre-se: faça o bem sem olhar a quem.
Reportagem: Ana Beatriz Melo