Prestes a completar 12 anos de esperança e cura, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar é símbolo de amor e cuidado quando se trata da saúde infantil. A instituição, que já entrou no ranking como um dos melhores hospitais públicos do Distrito Federal, faz aniversário no próximo dia 23.
São quase 12 anos marcados por cuidado, respeito, sorrisos reais, curas, milagres e, acima de tudo, muito amor, vindo de pessoas muito importantes: a equipe do Hospital da Criança de Brasília José Alencar.
Inaugurado em 23 de novembro de 2011, o hospital foi idealizado pelo Senador José Alencar e pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias, a ABRALE, que percebeu a necessidade de ir além da assistência das crianças diagnosticadas com câncer. Mobilizou esforços e a sociedade civil para erguer um centro especializado com recursos plenos e gerenciamento eficiente para o tratamento integrado e multiprofissional da criança e do adolescente.
Com a missão de proporcionar acesso e cuidado integral e humanizado na assistência em saúde pública de média e alta complexidade para crianças e adolescentes, o hospital público não só oferece um prédio totalmente equipado com várias especialidades médicas, mas também se preocupa com o bem-estar da criança, oferecendo espaços lúdicos e brincadeiras que auxiliam na saúde e no desenvolvimento, alegrando o coração dos pacientes mirins.
Em 2018, foi inaugurada a unidade de internação do hospital, erguida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com a Organização Mundial da Família. Esta unidade compreende toda a parte de internação, cirurgias, unidade de terapia intensiva, centro de ensino e pesquisa, e diagnóstico especializado. Desde sua ativação, iniciada em novembro de 2018, o HCB realiza mais de 400 mil atendimentos por ano.
Administrado por meio de parceria entre a Secretaria de Saúde (SES-DF) e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (ICIPE), o hospital possui o selo ‘Acreditado com Excelência’, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Além disso, é reconhecido mundialmente pela Organização Mundial da Saúde, que afirma que a instituição poderia facilmente servir de modelo para outros países, sendo um exemplo para o mundo.
Reportagem: Ana Beatriz Mello