Uma chuva de meteoros, conhecida como Leônidas, está programada para ocorrer na madrugada deste sábado. O fenômeno, que acontece anualmente, terá seu pico a partir da 1 hora da manhã, com um fluxo ainda mais intenso entre 3h e 5h. Essa chuva de meteoros poderá ser observada em todo o Brasil, especialmente em locais afastados de centros urbanos e onde o céu estiver sem nuvens, permitindo a visão a olho nu. No entanto, cidades grandes e poluídas terão visibilidade reduzida do fenômeno.
A chuva de meteoros Leônidas é resultado do movimento do cometa Tempel-Tuttle, o corpo-pai das Leônidas, que cruza a órbita da Terra, gerando uma chuva vaporizante de detritos na atmosfera. Descoberto em 1865, o cometa realiza uma volta ao redor do Sol a cada 33 anos, liberando partículas que formam as Leônidas. A cada volta, quando o cometa se aproxima do Sol, parte do gelo em sua superfície se aquece e se quebra, dispersando partículas de rocha e poeira ao longo de sua trajetória.
Todos os anos, em novembro, a Terra cruza a órbita do Tempel-Tuttle, colidindo com esses detritos deixados pelo cometa. Quando essas partículas entram na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes, formando rastros luminosos conhecidos como “estrelas cadentes”. Normalmente, durante o fenômeno, são observados entre 10 e 15 meteoros por hora, e três ou quatro bolas de fogo por minuto.
Reportagem: Priscyla Ávila