Por conta da intensa onda de calor que afeta o Brasil, o Operador Nacional do Sistema acionou as usinas térmicas devido ao aumento significativo no uso de energia elétrica em todo o país.
Ao contrário das usinas hidrelétricas, que utilizam água para gerar energia, as usinas térmicas fazem uso de combustíveis fósseis, como carvão, óleo, gás natural, entre outros. Esses elementos geram calor, transformando a água presente em determinados tubos em vapor, que, por sua vez, se converte em energia. Esse processo é altamente dependente de recursos tecnológicos.
Embora esse tipo de sistema seja normalmente acionado quando os reservatórios das hidrelétricas estão com baixo nível de água, neste caso, o uso das usinas térmicas está diretamente relacionado ao aumento considerável do consumo.
É importante destacar que o uso desses recursos é substancialmente mais caro do que o emprego de energias renováveis e, além disso, é mais poluente. A demanda por energia térmica aumentou em 63%, batendo recorde na busca por esse tipo de energia, com cerca de 7 mil megawatts gerados diariamente para manter o sistema de energia do país.
Reportagem: Segismar Júnior