Um relatório divulgado hoje destaca que o grupo de 1% das pessoas mais ricas emite uma quantidade de CO2 igual à emitida por 66% dos mais pobres. O dióxido de carbono (CO2) é um dos principais gases de efeito estufa.

Os dados foram apresentados no relatório “Igualdade Climática: Um Planeta para os 99%”, pela organização não governamental Oxfam, que atua contra pobreza, desigualdades e injustiça. As emissões de CO2 da parcela mais rica da população mundial, composta por 77 milhões de pessoas, representaram 16% do total de emissões do planeta em 2019. Isso é equivalente à quantidade emitida por 66% da população global pobre, totalizando cerca de 5 bilhões de pessoas.

A Oxfam aponta que os mais ricos são os principais investidores em indústrias poluentes e estilos de vida que resultam em grandes emissões de CO2, contribuindo para o aquecimento global. Estima-se que apenas as emissões dessa parcela em 2019 serão suficientes para causar a morte de 1,3 milhão de pessoas relacionadas ao calor no período de 2020 a 2100.

Reportagem: Priscyla Ávila