O comércio varejista deve faturar cerca de R$4,64 bilhões na campanha de promoções da Black Friday deste ano, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse resultado representa um crescimento de 4,3% em relação ao ano de 2022.

A desaceleração da inflação, a valorização do real em relação ao dólar e o início do ciclo de queda nas taxas de juros explicam a projeção recorde de vendas, segundo o levantamento da CNC. A pesquisa também revela que a Black Friday já é a quinta data mais importante no calendário do varejo nacional, ficando atrás somente do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.

Os segmentos de eletroeletrônicos e utilidades domésticas, e de móveis e eletrodomésticos concentrarão quase metade da movimentação financeira prevista, com 48%. No segmento de eletroeletrônicos e utilidades domésticas, a movimentação prevista é de R$1,28 bilhão, enquanto no segmento de móveis e eletrodomésticos, é de R$1,05 bilhão, totalizando 48% da movimentação.

O volume vendido também será significativo nos segmentos de hipermercados e supermercados, com mais de R$1 bilhão em vendas, e em vestuário, calçados e acessórios, com R$0,73 bilhão.

Segundo o economista da CNC, Fábio Bentes, os preços livres da economia registravam uma alta acumulada de 9,7% nos 12 meses encerrados em novembro de 2022. A expectativa de alta de preços nos 12 meses terminados em novembro de 2023 é ligeiramente superior a 3,0%.

Dados da pesquisa da CNC monitoraram a demanda por produtos em buscas no comércio eletrônico brasileiro nos últimos 30 dias e a variação dos preços médios dos itens nos últimos 40 dias. Entre os dez itens mais procurados, o ranking de buscas foi liderado por produtos como aparelhos de ar-condicionado, aparelhos de TV e fogões.

Ranking de Buscas:

  1. Aparelhos de Ar Condicionado: +177,3% nos últimos 30 dias.
  2.  Aparelhos de TV: +88,0%
  3. Fogões: +68,6%

A alta procura por esses itens às vésperas da Black Friday talvez explique por que nenhum deles acusa elevado potencial de desconto. O monitoramento de preços mostrou alta de 2,9% nos aparelhos de ar-condicionado, 1,5% nos aparelhos de TV, e queda de 2,7% nos fogões.

Potencial de Desconto:

  • Aparelhos de Ar Condicionado: 2,9%
  • Aparelhos de TV: -1,5%
  • Fogões: -2,7%

O estudo considera que itens com elevado potencial de desconto efetivo na Black Friday são aqueles com tendência de queda nos preços de, pelo menos, 5% nos últimos 40 dias. Os videogames foram classificados com baixo potencial de desconto real, devido a uma alta de 7,9% nos preços médios nos últimos 40 dias. Na direção oposta, os itens com alto potencial de desconto foram smartwatches, notebooks, fones de ouvido e caixas de som, com quedas significativas nos preços. Os smartphones têm potencial médio de desconto, após queda de 4,6% nos preços.

Reportagem: Ana Beatriz Melo