Funcionários da empresa que desenvolveu o sistema operacional do “ChatGPT” ameaçam demissão em massa após a saída de Sam Altman, um dos co-fundadores da companhia.

A saída repentina de Sam Altman da OpenAI, considerada uma demissão sem transparência, causou indignação entre os trabalhadores da empresa, que estão ameaçando uma demissão coletiva.

De acordo com informações veiculadas na imprensa internacional, uma carta coletiva dos funcionários foi enviada à direção da OpenAI, responsável pela criação do modelo de linguagem do ChatGPT, considerado um fenômeno tecnológico.

Os funcionários questionam os critérios adotados pela empresa para desligar um dos idealizadores do ChatGPT. A demissão foi anunciada na sexta-feira da semana passada.

Diante desse cenário, a Microsoft agiu rapidamente e anunciou no domingo a contratação de Sam Altman, que liderará a equipe de inteligência artificial da empresa liderada por Bill Gates.

A imprensa internacional reporta que 500 dos 700 funcionários da empresa que desenvolveu o ChatGPT assinaram a carta de repúdio à saída de Sam Altman.

Reportagem: Segismar Júnior