Até o fim desta semana, mais de 3 mil médicos vão concluir o curso de capacitação para trabalhar no programa Mais Médicos, criado pelo governo federal. De acordo com o Ministério da Saúde, esta é a maior turma em formação desde o lançamento do programa há 10 anos.

Com a retomada da iniciativa no primeiro semestre, foram 34 mil pedidos de inscrição, o maior número da história. O Ministério da Saúde acredita ainda que, até o fim deste ano, 28 mil profissionais estarão atuando nos municípios. Atualmente, 20 mil já estão alocados.

Em São Paulo, mais de mil médicos que vão atuar nas regiões sul e sudeste estão realizando o treinamento, com duração de 30 dias. Após a aprovação neste módulo, eles terão a inscrição efetivada.

O curso também foi realizado na Bahia e em Minas Gerais para os médicos que vão trabalhar nas outras regiões do país. Os aprovados terão de 4 a 8 de dezembro para se apresentarem nos municípios.

Regiões de atuação:

Mais de 1000 médicos de São Paulo vão atuar na região sul e sudeste, enquanto o restante atuará nas demais regiões do país. Aprovados precisam se apresentar entre os dias 4 e 8 de dezembro.

Os médicos formados no exterior ou estrangeiros vão receber um registro temporário para atuar enquanto não passarem pelo Revalida, exame que valida diplomas de medicina de formados fora do Brasil.

O objetivo do Ministério da Saúde é ampliar ainda mais o programa.

Reportagem: Marcos Nazone